Primeiro Workshop do Escrevivendo

Primeiro Workshop do Escrevivendo
Foi com sucesso que a Casa Das Rosas apresentou o workshop sobre o projeto Escrevivendo. Quem foi, adorou!

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Sticses

ELIZABETH FERREIRA DOS SANTOS PAIVA E "STICSES”

Em 1977 não sei em que mês, foi quando encontrei “Sticses” pela primeira vez. Sentia-me tão perseguida; meu ritmo de vida era intenso, a todo o momento a certeza de que a vida valia muito pouco.
Em dado momento estava cercada de perigos e não havia chance de escapar com vida, e não sei se minha mente em busca de um refúgio apresentou-me “Sticses”: um jovem de aparência comum, bem mais alto que eu, magro, esbelto, cabelos loiros, olhos castanhos e penetrantes, não sei precisar ao certo a sua idade.
Ele se locomovia como a velocidade da luz, para ele não havia barreiras. Ele descia dos céus e voltava numa velocidade incrível ; seus pés não tocavam o chão. Ele falava comigo em pensamento, de sua boca não saía som algum, mas os seus olhos falavam tudo que seus lábios não diziam. Eu o entendia pelo pensamento.Ele aparece e me coloca na fenda de uma rocha, e me esconde dos inimigos. Sai à luta com vários deles e quando está por terminar a batalha, eu começo a gritar em busca de socorro, ele se desvencilha dos inimigos e me põe em lugar seguro.
Sticses não sei de onde ele era, e nem sei se havia mais seres como ele, porque eu só encontrei um Sticses.
Assim me senti segura pela primeira vez na minha vida. Que sensação maravilhosa! Sticses foi o único que proporcionou esta sensação.
Várias vezes ao dia ele me protegia; na verdade o dia todo a noite inteira. E era tão real Sticses que quando eu ficava triste e constantemente ficava, pois sentia uma solidão muito grande e um vazio maior ainda dentro de mim, a lembrança de Sticses me protegendo me consolava.
Pensava se ele realmente existia ou se a minha imaginação o criara... fato é que Sticses me acompanhou por muitos anos. Me perguntava o porquê ele estaria sempre me protegendo.. Quem lhe deu essa incumbência? Será que ele fazia isso de livre e espontânea vontade? O que ele queria de mim? Será que como me eram confiadas várias missões a dele era me proteger?
O que encantava nele era sua dedicação: arriscava-se a todo o momento por minha causa e, enquanto eu não fazia da vida um prêmio, ele começou a me ensinar o valor da vida, preservando-me. Ele me transmitia amizade,sinceridade, honestidade, fidelidade, dedicação, tudo o que eu não tinha... que eu só ouvi falar. Ele era correto e elegante em seus movimentos e ao mesmo tempo em que era um perfeito guerreiro, também era extremamente carinhoso, porque sempre que podia afagava meus cabelos.
Eu podia dormir agora, porque ele não descansava e cuidava de mim. Sempre atento e diligente. Aos poucos a vida por causa de Sticses foi tendo sentido e meu olhar em relação ao mundo mudou. Ele sabia se expressar na hora certa , no momento certo, perfeito.Ele não usava arma como eu mas, vencia todas as lutas. Isso me bastava. A vida ganhou sentido porque eu comecei a procurar por Sticses, dentro de mim a certeza de que ele não era imaginário eu o encontraria.



O GRANDE BAILE NA CASA DAS ROSAS-Elizabeth Ferreira dos Santos Paiva
Passaram 32 anos desde a primeira vez em que vi Sticses. A esperança de encontrá-lo aumentava. Claro que ele sempre estava por perto me protegendo, mas eu queria me aproximar dele. Num certo dia do mês de Abril, ecoou nos céus um som. Notas harmoniosas que encantavam trazendo uma leve sensação de bem estar e boas notícias.. Era o Homus Melodius anunciando um grande baile que seria realizado no dia 18 de abril na Casa das Rosas. Os convidados: os seres imaginários. Pensei: ”Será que os criadores dos seres também”? Eu não sabia. Meu coração encheu-se de esperança ao pensar na chance de me aproximar de Sticses. Sendo guerreiro, será que sabe dançar? Pode ser que, ele não fosse ao baile ou não ouvisse o som do convite. Ele era sempre atento, e estava sempre vigilante, e em todos esses anos não falei com ele apenas o entendia pelo pensamento.Quanta emoção! Vou encontrar Sticses, não só ele, mas outros seres também. Ouvi falar de uma Dama Rosada, Homus Melodius, Amiox, Akilah, Gororoba, Sentirilho, Os & Esses,Krakosh, Cavalheiro das Nuvens, Zibelina, e o mais importante dos seres D’us.
Vou procurar alguém que possa dar a informação sobre o baile e se eu tenho chance de ao menos chegar perto. Procurei então por duas mulheres muito simpáticas, e inteligentes: Karen e Sandra que orientavam as pessoas no “Escrevivendo”, na Casa das Rosas. Elas é que são responsáveis pelo aparecimento dos seres imaginários, eu precisava saber de detalhes: se eu podia ir, o traje, o horário. Pensei em todas as possibilidades de poder estar perto do Sticses.
Fui até a Casa das Rosas a procura de Karen e Sandra, e elas disseram que o baile ia ser no dia 18 de abril das 10h30 ás 13h30. Me informaram que foram convidados apenas os seres imaginários. Fiquei muito triste e expliquei a elas que esperava por Sticses há 32 anos. Ambas comovidas com o meu relato, disseram que eu poderia observar o baile à distância para que ,os seres imaginários ficassem a vontade. A presença dos criadores poderia restringir a liberdade , e escamotear virtudes importantes..
Fiquei radiante contando os minutos para o grande dia e o grande baile. A expectativa e mil perguntas: Que roupa usar? O que vestir? O que falar no caso de encontrá-lo?Será que ele é tudo isso que imagino?Será que vai gostar de mim?Será? Será...
Sabia que na Casa das Rosas tem vários aposentos, ao todo 4 andares e onde eu deveria ficar para observar o baile. Sei que era no Salão Nobre (entrada). No jardim em meio às rosas, eu poderia ficar observando, mas e se os espinhos me machucassem? Enfim, fui e chegando lá me acomodei e fiquei observando tudo. Ouvia-se uma sinfonia maravilhosa de Homus Melodius e um coral de Anjos de Deus.Akilah ficava aqui e lá, cheio de sentimentos Sentirilho buscando em outros seres virtudes. Krakosh chega e é muito encantador, ele faz um barulhinho croc croc, rochas que se atritam e soltam partículas brilhantes. O cavalheiro das Nuvens, muito sedutor também. Ah chegou “Dentinho”, um pouco tímido e “Livro” chegou atrás, procurando onde se estabelecer em um ponto estratégico do Salão para chamar a atenção. De um lado, a capa de era vermelha com letras douradas e do outro, preta com letras douradas. Percebi então que seres do sexo masculino eram em maior número do que os seres femininos. Eu queria mesmo ver a Dama Rosada, deve ser toda enfeitada de rosa, ou roupa cor de rosa. Chega Zibelina que segundo o seu criador não é uma convidada, mas ela sempre aparece, sempre está por perto e não está. Olha! esse deve ser o “Gororoba”, na sua capa vários legumes que emitiam raios nutritivos. Dama Rosada!Ela sim poderia dançar com Sticses, uma bonequinha com vestido longo e rodado cor de rosa. Não usava maquiagem porque sua beleza era estonteante.Mas o “cavalheiro das nuvens” não tirava os olhos dela, aliás todos a olhavam.
Aos poucos, os criadores foram chegando e se acomodando justamente onde eu estava, e não precisávamos estar no baile porque o principal, o que criou, ou inspirou a idéia dos seres estava lá: D’us.
Num dado momento, a orquestra pára e D’us abre o baile dizendo: “ Estou feliz por estarem aqui , seres imaginários,e como paraninfas da turma dos seres imaginários : Karen e Sandra. Hoje muitas coisas serão reveladas neste baile , virtudes , defeitos ou fatos que os criadores dos seres imaginários não citaram no texto.Fiquem a vontade e divirtam-se”.Foi seguido de muitos aplausos.
Ah! A Casa das Rosas a noite fica bem iluminada realçando mais ainda sua beleza. Eu já estava ficando cansada de esperar, para ver Sticses e outros seres que viriam ainda. Claro, aí apareceu a Dama Atrasilda, chega se desculpando pelo atraso e na sua capa várias tiras: “das mentiras esfarrapadas”, um salto do sapato mais curto do que outro caracterizando as “mancadas” que sempre dava. Um perfume intenso paira no ar de Rosas, era a Dama da Casa das Rosas, linda perfumada, sorridente, uma bela anfitriã, A sua capa era inteira de rosas de todas as cores, e “Amiox” tentou se aproximar dela, mas ela o cumprimentou com um sorriso e andou deslizando pelo salão. Olha chega outra dama a “Dama de Negro”, toda vestida de preto, sensual, olhos e cabelos pretos, a pele do rosto rosada.Muito charmosa, não sei dizer de suas virtudes porque não conheço o seu criador, mas me chamou a atenção. E Sticses? Fui me cansando quando olho na porta de entrada Sticses como um segurança, observando tudo. Eu não pensei que ele fosse me enxergar, pois eu estava bem escondida. Ele diz ao meu pensamento que estava me vendo e pediu para que eu olhasse em seus olhos. Meus olhos foram hipnotizados pelos deles e entendi que ele não iria dançar com ninguém no baile, mas que assim que terminasse o baile ele ficaria pra sempre comigo. E assim aconteceu.
O fim do baile? Ora, eu não fiquei até o fim. Fui embora com Sticses e com ele estou até hoje.Na Casa das Rosas com o projeto “escrevivendo”, outros bailes com outros seres imaginários acontecem, mas o Sticses e os seres deste baile retornaram para a cidade chamada “Papel”..

Nenhum comentário:

Postar um comentário